Yoga em Caldas

aulas e estudos para o autoconhecimento em Caldas – MG

Dinacharya

Dinacharya

Dinacharya | “Conduta diária”

Uma rotina apropriada, ou conduta ritualística, é a base para uma vida saudável. A Dinacharya (que significa, em sânscrito, a conduta diária) promove o alinhamento saudável dos canais de energia e o assentamento do prana, os ventos internos. Você pode adequar esta prática à sua própria constituição. Para isso, consulte um livro introdutório sobre Ayurveda, a ciência tântrica da vida.

Esta versão da dinacharya foi encurtada e simplificada. Você encontra uma versão mais detalhada em www.ayurveda.com, ou em livros de respeitados médicos ayurvédicos. Se está sendo acompanhado por um médico desta linha, ou se tem um Guru, esta pessoa lhe dará instruções mais detalhadas com base em sua constituição e sadhana.

Lembre-se que dinacharya é um ritual. Não trate dinacharya como uma série de atividades mundanas. Busque experimentar diretamente o ritmo que estabelece em sua vida. Enquanto pratica dinacharya, sinta que honra seu próprio self, seu corpo e a Deus ao realizar este ritual diário.

 

Manhã

Acorde às 6:00. Pessoas de constituição pitta e kapha podem acordar mais cedo. Se não consegue gerenciar isso de início, trabalhe à sua maneira. Você pode se treinar para acordar naturalmente nesta hora. Dormir em um quarto que permita a entrada de luz natural pela manhã colabora neste sentido.

Antes de abrir os olhos ou sair da cama, sinta a energia do dia. Passe alguns momentos conectando-se com o cosmos maior. Respire do topo de sua cabeça até o espaço cardíaco (o centro do peito, não o coração físico). Você pode visualizar um fluxo dourado e luminoso de compaixão e amor vindo de todos os seus mestres espirituais (do passado, presente e futuro), e de todos os seres realizados. Presencie uma sensação de graça se expandindo em todo o seu corpo.

Esfregue as palmas das mãos rapidamente para gerar calor e, em seguida, massageie suavemente o rosto, cabeça, braços e mãos longa e suavemente. Repita a sequência até que você tenha massageado suavemente seu corpo inteiro, incluindo os pés.

Sente-se na borda da cama de frente para o Norte ou Leste. Faça uma pequena oração pedindo ajuda para agir adequadamente e crescer, ou simplesmente expresse sincera gratidão por ter encontrado o dharma nesta vida. Se for genuíno, você pode gerar um desejo de libertação de todos os seres e enviá-lo ao cosmos.

Evacue. Você pode se treinar para fazer isso nesta hora. Se a sua digestão é lenta, beba um copo de água morna (com gengibre fresco, opcionalmente).

Lave as mãos e jogue água fria no rosto. Raspe sua língua com a ferramenta disponível na farmácia ou no estúdio de yoga. Escove os dentes com pasta suave e natural e uma escova macia.

Se realiza em sua prática a meditação sentada, faça antes de 5 a 10 minutos de leve hatha yoga e comece. Se sua prática inclui yoga mais vigoroso, faça a meditação antes. O intuito é manter o sentimento mais suave de quando acorda em sua meditação.

No banheiro, escove o corpo todo seco utilizando uma escova de cerdas naturais. Os tipos vata devem ser particularmente cuidadosos em escovar de cima para baixo e sem muita força. Os do tipo pitta também devem escovar menos intensamente. Os tipos kapha podem escovar mais vigorosamente para o alto e para baixo.

Faça abhyanga – automassagem com óleo de girassol orgânico suavemente aquecido. Massageie o óleo em sua pele em longas passadas, incluindo orelhas, rosto e pescoço. Uma gota de óleo quente pode ser derramada sobre a coroa da cabeça, caso vá depois lavar o cabelo. Se sua constituição for principalmente kapha, você deve executar abhyanga apenas uma a duas vezes por semana, e pode usar um dos óleos de massagem formulado especificamente para kapha. Se estiver vivenciando uma alta de vata ou pitta, pode usar óleo de gergelim ou óleo de coco, respectivamente.

Tome um banho. Use sabão natural apenas nas axilas e área genital, e no rosto, se quiser. Seque-se com toalha macia.

Tome café da manhã. Siga as instruções dietéticas ayurvédicas para a sua constituição. Se quiser uma bebida com cafeína, escolha chá branco ou verde. Beba chá preto apenas se não estiver nervoso, irritado, deprimido ou excitado. Não beba café.

Ao longo do dia, busque se conectar com a sensação de pertencimento a um cosmos maior.

 

Noite

Tome um banho após o trabalho, especialmente caso o dia tenha sido estressante, muito quente ou úmido. Um banho de banheira à noite é ótimo. Os jorros de água quente da banheira são muito mais relaxantes do que os do chuveiro comum.

Jante no máximo às 19:00. Siga as diretrizes dietéticas para sua constituição.

Pare de assistir TV, usar o computador ou ler pelo menos uma hora antes de dormir. Assim, passe algum tempo em silêncio com seus entes queridos. Ou sente-se em silêncio, conectando-se com seu Guru ou simplesmente com o cosmos maior e uma sensação de graça. Você pode também fazer uma segunda sessão de meditação.

Vá dormir até às 22:00, antes de ficar exausto ou muito sonolento. Tente adormecer com Deus ou o Guru em seu coração.

__

Fonte: http://jayakula.org/

Traduzido por Lila Almendra para o site www.yogaemcaldas.com.br

Notas de tradução:

  • Caso não tenha um limpador de línguas de inox, use uma colher de inox para raspar a língua pela manhã.
  • Para escovar os dentes, pode-se usar um pó dental natural produzido por cosméticas ecológicas, ao invés da pasta dental industrializada.
  • Para amornar o óleo para massagem, faça-o em banho-maria.
  • De manhã, pode-se tomar água morna com limão, substituindo dessa forma o gengibre fresco.

1 Comment

  1. Oi Lila

    Muito obrigado pela tradução.
    Já fazia esta prática pela manhã
    O dia transcorre com maIs serenidade.
    Nem todos os dias dá tempo, mas não tem problema, certo? Afinal faz parte o alcançar e retroceder.
    Até

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Yoga em Caldas

Theme by Anders NorenUp ↑