aulas e estudos para o autoconhecimento em Caldas – MG

Manutenção da saúde em tempos de quarentena

Algumas das especiarias utilizadas pela Ayurveda: cardamomo, cúrcuma, gengibre, anis, pimentas, canela, coentro e cominho

Preparei um resumo da conversa (realizada virtualmente no dia 07 de maio de 2020) do médico Luiz Guilherme Côrrea Neto com o professor Marcos Rojo, na qual foram abordadas dicas oriundas da medicina Ayurveda para este momento de quarentena. Vale lembrar que a prática ayurvédica tem como foco o cultivo de um estilo de vida equilibrado e da manutenção da saúde, e uma parte menor dessa ciência se dedica à cura de doenças. Sua chave reside, portanto, no cultivo da saúde e de uma vida plena e harmoniosa.

Abaixo seguem os tópicos abordados pelo Luiz Guilherme, resumidamente, com algumas poucas inserções minhas.

Atualmente, temos a oportunidade de um recolhimento que pode ser utilizado a fim de nos conectarmos à busca de uma melhora de vida. Tendo clareza disso podemos então usar o nosso tempo nesta quarentena também para nos prepararmos para sair bem dela.

É importante não ceder à tentação de se preocupar demasiado, nem nutrir projeções pessimistas ou se entregar ao sono, à preguiça ou à gula. Pelo contrário, podemos agora construir uma rotina diária que fortaleça e cultive uma saúde mais resistente às vicissitudes da vida. Ademais, neste momento a melhor maneira de viver é estando saudável, e é portanto importante dedicar tempo diariamente para cultivar a saúde.

São bases de uma boa saúde:
1) Atividade saudável, tanto do ponto de vista físico quanto do ponto de vista mental;
2) Nutrição adequada, tanto do ponto de vista físico quanto do ponto de vista mental;
3) Descanso adequado, o que implica cultivar um sono saudável e aprender a descansar também durante o dia, em vigília (buscar fazer sua atividade profissional relaxando no esforço, evitando gerar tensão).

Prato de arroz com espinafre à moda indiana (palak paneer)

O dr. Luiz Guilherme ressaltou a importância de se aproveitar este tempo para aprofundar uma rotina saudável, o que faz com que estejamos saudáveis, sendo a saúde uma condição natural da vida. As doenças são algo que emergem quando nos descuidamos de nossa saúde. Ele cita as doenças naturais que seriam a fome, a sede, o sono, o envelhecimento e a morte (que um dia virá para todos nós), com exceção dessas todas as outras podem ser prevenidas quando estabelecemos uma rotina de cultivo da saúde. Dessa forma, podemos envelhecer de maneira tranquila, mantendo uma boa qualidade de vida até o fim do ciclo que define a nossa vida na Terra.

Dicas práticas para a rotina:

  • Dormir até às 22h e acordar junto com sol é o adequado, pois nosso organismo se beneficia ao acompanhar o ritmo da natureza, da qual inclusive, vale lembrar, somos parte.
  • Pela manhã, esvaziar os intestinos (não se deve forçar, mas estabelecer uma rotina que colabore nesse sentido), tomar um banho e em seguida fazer uma auto-massagem no corpo usando óleo morno (de gergelim no inverno), o que previne o envelhecimento, fenômeno de ressecamento e esfriamento do corpo que acontece com o passar dos anos. Essa oleação ajuda também na manutenção da saúde das articulações. A auto-massagem deve ser feita em movimentos circulares pelo corpo, começando da cabeça indo em direção aos pés. Sua aplicação pode ser feita dia sim dia não, dependendo da necessidade de lubrificação da sua pele.
Detalhe da nossa aula de Yoga em Caldas, MG
  • Em seguida ao banho, seria ideal uma prática de hatha yoga e meditação. Além da prática de yoga, é importante inserir no cotidiano uma caminhada em volta da quadra ou um exercício aeróbico por 30 ou 40 minutos.
  • Além disso, a alimentação durante a quarentena deve ser mais leve, majoritariamente vegetariana, evitando o consumo excessivo de carne. Essa indicação não vem só da Ayurveda mas da Organização mundial de Saúde, que recomenda a ingestão de uma dieta baseada em vegetais e grãos.
Mercado de rua em Pune
  • Uma refeição ayurvédica é feita basicamente de arroz, algum tipo de feijão fácil de digerir, como lentilha ou feijão azuki, vegetais cozidos no vapor ou refogados, e frutas nas refeições complementares, não só cruas, mas também cozidas no vapor ou de outra maneira, principalmente no inverno. Tomar água quente e chás durante o dia é bem-vindo.
  • Evitar industrializados e queijos, dar preferência a 200 ml (diários) de leite fervido com especiarias e açúcar mascavo. Em caso de consumo de iogurte diluir uma parte dele para duas de água e bater no liquidificador com cardamomo ou água de rosas e um pouco de mel ou mascavo. Essa bebida se chama lassi e é muito nutritiva e de melhor digestão do que o iogurte puro.
Um lassi na Índia, com pistache por cima
  • É importante evitar substâncias tóxicas, como o cigarro e o álcool. Se você costuma usar alguma substância, procure fazer uma abstinência no momento.

No seu tempo livre, procure estudar algo de que gosta. E aproveite este momento em comum para desfrutar das pessoas próximas a você, da sua família. Esta é uma oportunidade para aprofundarmos nossos vínculos afetivos de uma forma saudável.

Estes aspectos vão colaborar pra que tenhamos uma quarentena focada no cultivo dos afetos e de boas práticas cotidianas, além dos novos aprendizados que surgem e que aos poucos se integram a nossas habilidades.

Desejo a você que nos lê disciplina e tranquilidade para cuidar do corpo e da mente neste período.

Namaste, tudo de bom!
Lila

1 Comment

  1. cuia

    que otimo texto Lila. vou experimentar as receitinhas.
    grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Yoga em Caldas

Theme by Anders NorenUp ↑